Vibra Energia pretende se manter fiel à marca Petrobras

Antonio Carlos Sil, para a Agência iNFRA

Alvo de duras críticas vindas de todos os lados – Congresso Nacional, Presidência da República, empresários, população e imprensa – a Petrobras, por conta da sua política de preços dos combustíveis, teve a sua imagem arranhada mais uma vez, com uma virulência que não se via desde os tempos da Operação Lava Jato.

Essa onda negativa, contudo, não preocupa a Vibra Energia, empresa resultante da privatização da BR Distribuidora, ocorrida em meados de 2019. Desde então, os seus mais de 8 mil postos de abastecimento espalhados pelo Brasil seguem ostentando a logomarca “BR Petrobras”, com um visual repaginado e lojas de conveniência em processo de rápida modernização.

Consultada pela Agência iNFRA, a Vibra Energia respondeu que não cogita mudar a logomarca de sua rede de abastecimento. Perguntada sobre se o clima agressivo criado em torno da Petrobras poderia, enfim, deflagrar uma eventual mudança na logomarca exibida nos postos, assumindo-se assim o nome Vibra Energia em lugar do tradicional “BR Petrobras”, a companhia afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que tal movimento está fora de cogitação.

“Não há planos de Vibra alterar a marca que ostenta nos postos […] além de ‘top of mind’, é admirada pelos nossos consumidores e revendedores. Pelo contrário: […] estamos modernizando paulatinamente a imagem de toda a nossa rede de postos, com uma nova identidade visual para os postos Petrobras, com o objetivo de gerar uma melhor experiência para o consumidor em nossos postos de serviços”, ressaltou a companhia, em nota.

“A Vibra já nasceu com uma história de sucesso de 50 anos. Temos orgulho de celebrar essa trajetória e agradecer a parceria genuína daqueles que estiveram conosco durante todo o caminho para chegar até aqui”, acrescenta a nota.

Contrato de 10 anos
Ainda segundo a companhia, a Vibra Energia mantém, desde 2019, por meio de um contrato de licenciamento, a bandeira Petrobras em sua rede. O contrato tem duração de 10 anos, renováveis por mais 10 anos.

Em recente apresentação, referente aos resultados obtidos pela companhia ao longo de 2021, o presidente da Vibra Energia, Wilson Ferreira, afirmou que no ano passado a companhia ganhou 1,9% de market share, em relação a 2020, passando a 28,4%. Em  termos nacionais, a empresa é líder entre as grandes bandeiras, embora o mercado, como um todo, tenha uma grande fatia dominada por empresas de marca própria.

Aumento na demanda
Em relação à incerteza mundial de abastecimento provocada pela guerra entre Rússia e Ucrânia, a Vibra Energia explicou que a companhia enfrenta aumento na demanda, mas que tem condições de atender a todos os seus clientes contratados apesar da ligeira alta nos pedidos. A distribuidora já trabalha com planejamento de um programa mínimo de importação. E para complementar a demanda por produto adicional (diesel e/ou gasolina) e manter o nível de entregas foram feitas aquisições externas.

“O sucesso dessa operação só se deu pelo acerto na criação da nossa trading, com sede em Roterdã. […] Tivemos um aumento do domínio das atividades de importação, com a contratação direta de navios. A ampliação da nossa capacidade logística em escala permitiu importações com grande eficiência, capturando oportunidades de arbitragens e mantendo a nossa posição de maior importadora e distribuidora de combustíveis do país”, aponta a empresa.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos