Valec negocia projetos de desapropriação e de licenciamento com ferrovias privadas

Dimmi Amora, da Agência iNFRA

A Valec, estatal federal para implantação de ferrovias, está em tratativas avançadas para firmar seus primeiros contratos para prestação de serviços com empresas que querem construir ferrovias no modelo de autorização no país.  

A empresa passa na próxima semana a reforçar essa sua nova atuação com uma série de eventos para promover o novo modelo de prestação de serviços a empresas. O primeiro ocorreu nesta segunda-feira (7). 

O webinar Pro Trilhos, que pode ser visto neste link, reuniu diretores da estatal, servidores do Ministério da Infraestrutura e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para falar sobre o programa de autorizações ferroviárias. 

Na semana que vem, outro evento de grande porte. A estatal terá um stand na NT Expo, parte da Intermodal, um dos maiores eventos sobre o setor de transportes e logística do país, com o objetivo de vender seus pacotes de produtos voltados para o desenvolvimento dos negócios ferroviários. Na Intermodal também haverá uma programação especial sobre o Pro Trilhos, onde é esperada a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. 

Para o restante do ano, a Valec planeja ainda realizar várias apresentações em cidades e regiões em que houve forte demanda para a construção de ferrovias, como no caso de cidades ligadas ao agronegócio no Mato Grosso e também na região de mineração no Pará. Além de eventos em portos para onde foram demandadas ferrovias. 

Alex Trevizan, diretor de Negócios da Valec, afirmou que a empresa já tem dois acordos para prestação de serviços em fase avançada de negociação com empresas que estão produzindo projetos para o setor ferroviário. 

A estratégia do Ministério da Infraestrutura tem sido indicar a Valec aos solicitantes como empresa capaz de trabalhar em dois pontos que serão cruciais para a implantação das ferrovias, as desapropriações e os licenciamentos. 

“Alguns vieram conversar conosco antes mesmo de apresentar os projetos ao ministério, para tentar entender custos de construção e outras informações sobre o setor ferroviário”, contou Trevizan à Agência iNFRA

11 mil quilômetros de licença
A Valec completou 50 anos em 2022, lembrou Trevizan, e, nesse período, construiu ou está implementando 3,5 mil quilômetros de ferrovias, cinco mil quilômetros de desapropriações e 11 mil quilômetros de licenciamento ambiental. 

“O conhecimento técnico está enraizado aqui na empresa. Os trabalhadores são concursados, com alta capacidade, e já passaram pelas mais diversas situações”, defendeu o diretor sobre a qualidade da empresa para realizar o serviço ao setor privado. 

No caso das desapropriações, por exemplo, ele cita que a empresa só consegue êxito quando faz um trabalho prévio, chamado de gestão territorial, que na prática é regularizar os terrenos antes que possa ser iniciado o processo de desapropriação.  

“Tem muita terra que foi passada de pai para os filhos e não tem registro, ou não foi feito o desmembramento. Isso é comum. Não é chegar e desapropriar. E ninguém tem mais experiência com isso que a Valec”, afirmou Trevizan. 

Mudança de “mindset”
Ele reconhece que, internamente, está sendo feito um trabalho que ele chama de mudar o “mindset” da empresa para que ela possa trabalhar para o setor privado com qualidade e eficiência, já que antes ela era demandante das empresas. 

Segundo o diretor, será preciso pensar em criar produtos específicos para cada cliente, a partir das demandas que eles possam ter para a implantação de seus projetos ferroviários.  

A aposta de Trevizan é que dois setores vão avançar mais rapidamente nos projetos de autorização, entre os 80 pedidos que já foram apresentados. Para ele, as linhas de curta extensão e as direcionadas ao setor de celulose são as que podem mais avançar. 

Além de propostas para trabalhar em licenciamentos e desapropriações, a empresa também tem conversas para fazer os projetos de engenharia de alguns dos autorizatários. Trevizan diz que, no futuro, a empresa quer prestar serviços até mesmo para as atuais concessionárias.

Tags:

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos