Receba Nosso Boletim Gratuito

PPI qualifica arrendamento de terminal de contêiner em Santos e prevê leilão em 2022

da Agência iNFRA

O Conselho do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) da Presidência da República estimou que o leilão do STS10, terminal portuário destinado à movimentação de contêineres no Porto de Santos (SP), vai ocorrer no primeiro trimestre de 2022.

A informação consta da Resolução 172 do Conselho que opinou pela qualificação de oito terminais portuários, entre eles o STS10, e divulgou o calendário para os leilões. O ato foi publicado no Diário Oficial da União e está disponível neste link.

Além do terminal em Santos, também foram feitas estimativas oficiais para os leilões de três terminais portuários em Paranaguá (PR). Os terminais PAR15, PAR14 e PAR09 seriam leiloados no segundo trimestre do ano que vem.

De acordo com o cronograma, três terminais portuários deverão ser leiloados ainda neste ano. São eles o ITG03, no Porto de Itaguaí (RJ), o IMB05, no Porto de Imbituba (SC), e o SSD09, no Porto de Salvador (BA).

Há também a previsão para que o terminal MUC59, no Porto de Mucuripe (CE), seja desestatizado no primeiro trimestre do ano que vem. A ANTAQ publicou hoje (18) no Diário Oficial que aprovou os estudos de viabilidade para esse arrendamento. O ato está disponível neste link.

Canal de acesso
Outra Resolução do PPI que trata de temas portuários é a 174, que opinou pela qualificação da concessão do Canal de Acesso Aquaviário do Complexo Portuário de Paranaguá e Antonina, no estado do Paraná. O ato está disponível neste link.

Esta será a primeira tentativa do governo federal de conceder um canal de acesso portuário. A proposta ainda em estudo é que uma empresa possa cuidar, num contrato de longo prazo, dos investimentos necessários (como dragagem, por exemplo) para manter o acesso marítimo dos portos em condições adequadas.

Tags:

Notícias Relacionadas
Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos