Plano de segurança hídrica estima investimentos de R$ 25 bi em 114 obras

Luana Dorigon, da Agência iNFRA

 O MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional) prevê investimentos de R$ 25 bilhões em 114 obras estruturantes para ampliar o abastecimento de água no país. Do total de projetos, 58% estão na região Nordeste, área que mais sofre com a seca.

As iniciativas fazem parte do Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH), em elaboração pela ANA (Agência Nacional de Águas), que deverá ser lançado em abril deste ano. O PNSH prevê o mapeamento de barragens, sistemas adutores, canais e eixos de integração. O plano também leva em conta os vários aspectos climáticos do país, desde estiagem às cheias. A intenção do Governo Federal é priorizar a conclusão dos empreendimentos que já estão em andamento.

“O MDR será o ministério da água. Vamos buscar as alternativas possíveis, avaliando a viabilidade técnica, financeira e qualitativa, com o objetivo de garantir a efetiva execução das ações”, explicou nota do ministério.

O ministro ainda destacou o Projeto de Integração do Rio São Francisco como prioridade do Governo Federal. O Eixo Leste foi entregue em março de 2017 e abastece cerca de um milhão de habitantes em 35 cidades da Paraíba e de Pernambuco. Já no outro eixo do empreendimento – o Norte – as estruturas necessárias à passagem da água do rio São Francisco estão em fase final e deverão ser concluídas no primeiro semestre de 2019.

O aproveitamento da água do mar como fonte hídrica também é uma tecnologia em estudo pelo PNSH. Assim como a revisão e aprimoramento de outras iniciativas que visam o abastecimento de água para comunidades rurais, como os programas Água para Todos e Água Doce, e da Operação Carro-Pipa (OCP).

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos