Pagamento automático por tags migra para dispositivos móveis; inovação é tema de evento desta sexta-feira (17)

da Agência iNFRA

Dispositivos móveis estão prontos para abrigar a tecnologia usada nas tags, adesivos com chips usados para o pagamento automático de pedágios e estacionamentos. A tecnologia é a mesma por trás, por exemplo, do sistema free flow, de livre passagem em rodovias, com cobrança por quilômetro rodado automatizada.

A novidade é que a criptografia e os protocolos que garantem a segurança e o funcionamento dos chips presentes nas tags agora poderão estar em dispositivos como smartphones, tablets e smartwatches. A inovação amplia as possibilidades de uso e a gama de serviços que podem ser oferecidos por meio dessa ferramenta.

De acordo com Dario Thober, CEO do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, a tendência é que os usuários possam baixar as tags em seus dispositivos móveis, bem como usá-las em carros conectados, prescindindo dos adesivos. Isso permite que um mesmo dispositivo possa ter várias aplicações diferentes.

Na comparação feita por Thober, é como se as tags passassem a ter a mesma flexibilidade que celulares ou cartões de créditos oferecem como instrumentos de mobilidade e meios de pagamento. Um exemplo é o Sem Parar Pay, app desenvolvido pela Sem Parar, primeira empresa de pagamento automático em pedágios do Brasil, que já utiliza o sistema de tags digitais.

Nele, os pagamentos podem ser realizados apenas com o uso do celular, por meio da tecnologia Bluetooth de transmissão de dados sem fio. O serviço está disponível em algumas praças de pedágio nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. E a empresa promete ampliar o uso das tags digitais para além dos pagamentos de pedágio.

Mobilidade
O Centro von Braun e a Sem Parar, que foram pioneiros no desenvolvimento da tecnologia de identificação veicular no Brasil, realizam nesta sexta-feira (17) um encontro para debater as inovações do setor de mobilidade em seus diversos aspectos. O encontro tem o apoio da Agência iNFRA.

Para participar da discussão, além de Dario Thober e do CEO da Sem Parar, Carlos Gazaffi, estarão presentes o diretor-presidente da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), Marco Aurélio Barcelos, e o superintendente de Arrecadação da CCR, Cleber Chinelato.

O evento será realizado no World Trade Center São Paulo, na capital paulista, de forma presencial, a partir das 9h30. Para fazer parte, os interessados devem se inscrever neste link. As vagas são limitadas. Dúvidas podem ser tiradas no telefone (19) 3756-5454.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos