MInfra deve anunciar novas ferrovias autorizadas na próxima semana

Dimmi Amora, da Agência iNFRA

O Ministério da Infraestrutura planeja para a próxima semana anunciar novas autorizações ferroviárias. Serão as primeiras aprovadas após a publicação da nova lei do setor, a 14.273/2021, do fim do ano passado.

Em 2021, sob a vigência da MP (Medida Provisória) 1.065, o ministério assinou 27 autorizações para a construção de ferrovias no país dos 81 pedidos que chegaram no período de vigência da MP.

Dos 54 pedidos que chegaram, mas não houve prazo para assinar a autorização na vigência da MP, três não foram conhecidos pelo ministério e outros 51 ficaram para serem analisados pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), agora sob as regras da lei e não mais da medida provisória.

A agência teve que criar duas resoluções específicas para receber e analisar os pedidos de construção de ferrovias privadas que não tinham sido aprovados em 2021. Com isso, agora, também passou a ser possível analisar os pedidos que ficaram pendentes, já sob as novas regras.

Segundo apurou a Agência iNFRA, pelo menos seis pedidos já teriam tido a autorização assinada. A expectativa é que o número a ser apresentado chegue à casa de uma dezena. As empresas tiveram que fazer acréscimos e adaptações por exigência da lei, mas a ideia é aproveitar os requerimentos enviados no período da medida provisória.

Decreto
Há também uma expectativa de que, no evento, possa estar publicado o decreto que precisa regulamentar a Lei de Ferrovias. São vários pontos da legislação que precisam de definição para que a regulamentação a ser feita pela agência também possa prosseguir. A estimativa feita pela agência é que mais de 50 itens da lei precisarão passar por alguma regulamentação para que ela possa estar plenamente em vigor. 

Um dos pontos do decreto que será tratado é a regulação dos chamamentos públicos, um instrumento simplificado de concorrência para que trechos ferroviários, novos ou devolvidos, possam ser repassados ao setor privado para construção e operação.

A proposta que está no texto final do decreto levado à Casa Civil é que seja feito um modelo de estudo de viabilidade mais simplificado para os trechos que serão levados a chamamento público. 

Havia uma ideia de atribuir um valor mínimo para cada trecho ferroviário que fosse levado a concorrência, o que evitaria essa etapa dos estudos e agilizaria o processo. A estimativa é que a grande maioria dos trechos terá VPL (valor presente líquido) negativo nos estudos. Se houvesse concorrência, o valor real do ativo acabaria aparecendo.

A estimativa é que mais de 10 mil quilômetros de malha ferroviária sejam devolvidos nos próximos anos, especialmente nos contratos da Rumo Malha Sul e da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), e fazer os estudos para todos os trechos poderia levar a muitos anos até que tudo estivesse pronto.

Mas a decisão do governo acabou sendo por fazer um processo mais prudente para tentar encontrar valor nos estudos, mesmo simplificado, pelo menos nos primeiros ativos que forem levados para chamamento público.

Tags:

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos