Receba Nosso Boletim Gratuito

Meio Ambiente cria grupo de trabalho para fundir Ibama e ICMBio

da Agência iNFRA

Portaria 524 do Ministério do Meio Ambiente criou grupo de trabalho para “análise de sinergias e ganhos de eficiência” em caso de fusão entre o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Instituto Chico Mendes). O ato está disponível neste link.

O Ibama é o órgão responsável pela fiscalização e o licenciamento ambiental no país. Os prazos e a falta de critério para os licenciamentos ambientais de empreendimentos do setor de infraestrutura têm sido apontados como um dos entraves para uma ampliação do setor.

Já o ICMBio cuida das áreas de reserva ambiental do governo federal. Esse órgão foi criado no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e teve a maior parte de seus servidores egressos dos quadros do Ibama, que era então o responsável pelas áreas protegidas.

De acordo com a portaria, o grupo de trabalho será composto por sete membros. Serão da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, que coordenará os trabalhos.

Também terão assento as presidências e as diretorias de Planejamento, Administração e Logística dos dois órgãos, a Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama e a Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio.

O prazo para a conclusão dos trabalhos será de 120 dias, prorrogáveis por ato do ministro por igual período, com reuniões semanais no período. As decisões serão tomadas por maioria. O ato prevê ainda que o grupo de trabalho poderá convidar pessoas ou entidades externas que possam colaborar com os trabalhos, sem direito a voto.

Ao fim dos trabalhos, será elaborado um relatório circunstanciado sobre o tema, a ser entregue ao ministro do Meio Ambiente, de acordo com a portaria de hoje (2).

Tags:

Notícias Relacionadas
Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos