Maior risco faz grandes investidores reduzirem planos de investimento em infraestrutura

da Agência iNFRA

Pesquisa realizada com grandes investidores em infraestrutura, donos de patrimônio de US$ 10 trilhões, aponta que eles estão percebendo mais riscos nos negócios de longo prazo e reduzindo as perspectivas de colocar recursos no setor.

O levantamento foi realizado pelo GI Hub, órgão para o desenvolvimento de infraestrutura do G20, em parceria com a EDHEC Infrastructure Institute-Singapore, com 316 grandes investidores pelo mundo. É o terceiro levantamento desse tipo desde 2016.

No trabalho de 2017, 90% dos pesquisados diziam que queriam investir mais em infraestrutura nos próximos cinco anos. Esse percentual caiu para 80% na pesquisa de 2019.

Nos mercados emergentes esse percentual é ainda pior. A previsão de investir nos próximos anos declinou de 94% para 63% entre os dois períodos.

Duas questões da pesquisa podem indicar o motivo para que os planos de investimentos no setor tenham caído tanto. Uma delas é sobre a percepção de riscos sócio-ambientais e de governança dos projetos.

Para 97% dos entrevistados, esse fator passou a ser considerado essencial para o investimento, quando o número de 2017 era na casa dos 86%. O número dos que disseram que essa era a questão mais importante alcançou 36% dos entrevistados.

Outra pergunta foi sobre a influência do aumento das taxas de juros americanas nos investimentos. Para 54% dos entrevistados, isso afeta negativamente os investimentos em países emergentes.

O risco do negócio é visto como o principal fator de influência para o negócio. Para 81% dos entrevistados ele é muito importante. A geografia vem em segundo lugar com 57% nesse quesito.

Apesar do aumento da percepção de risco geral, o Brasil aparece bem ranqueado na pesquisa de 2019. De acordo com o levantamento, dos países emergentes, ele é o 3º colocado com maior potencial de investimentos, ficando atrás de Índia e China. O levantamento completo pode ser conhecido neste link.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos