iNFRADebate: A educação e seu papel no desenvolvimento da cidadania

Giane Zimmer*

Uma sociedade mais justa, igualitária, que cuida das pessoas e do meio ambiente, não surge espontaneamente. Estes são valores muito preciosos que precisam ser fomentados, desde a infância, para que, quando adultos, os cidadãos tenham profundas conexões com a comunidade e o meio ambiente que os cercam. Pensando nisso, há 21 anos a Arteris promove o Projeto Escola, aliado ao programa Viva Meio Ambiente.

Hoje as iniciativas atendem a mais de 425 mil alunos e 25.770 mil professores de 1001 escolas das redes públicas de ensino municipal e estadual em 162 cidades em cinco estados brasileiros. Os projetos buscam contribuir para ampliar o engajamento dos estudantes e o empoderamento dos professores, inclusive para a conscientização sobre segurança no trânsito e preservação ambiental.

Os professores recebem todo o suporte para que sejam protagonistas na criação de jornadas pedagógicas personalizadas para cada turma. São disponibilizadas mais de 70 experiências de inovação pedagógica em um modelo híbrido baseado em design de experiências e em atividades interativas, sensoriais e emocionais. Além disso, eles têm acesso aos temas mais disruptivos do campo da educação por meio de cursos, oficinas e palestras.

Com esse anteparo, os alunos atendidos pelo projeto apresentam um aproveitamento muito maior em sua trilha de aprendizado. Tais resultados fazem do Projeto Escola uma referência para instituições governamentais e da sociedade civil, tendo sido reconhecido em premiação do Departamento Nacional do Trânsito.

Acredito que o diferencial desses dois projetos é que eles levam aos estudantes a consciência de que todas as nossas atitudes terão reflexos diretos na sociedade e na natureza. A partir dessa conexão e do entendimento que cada indivíduo faz a diferença, os estudantes passam a desempenhar um papel mais ativo na sua educação e, consequentemente, na sociedade.

*Giane Zimmer é diretora-executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade na Arteris desde 2019.
O iNFRADebate é o espaço de artigos da Agência iNFRA com opiniões de seus atores que não refletem necessariamente o pensamento da Agência iNFRA, sendo de total responsabilidade do autor as informações, juízos de valor e conceitos descritos no texto.

Tags:

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos