Hyperloop anuncia primeiros estudos para linha de transporte de carga no Brasil

Hyperloop anuncia primeiros estudos para linha de transporte de carga no Brasil

25 de maio de 2022

da Agência iNFRA

O transporte de cargas portuárias é a nova meta de estudos da HyperloopTT. Com investimento do EGA Group, empresas de logística portuária e com recintos alfandegados espalhado pelo Brasil, o conglomerado pretende analisar o transporte de cargas conteinerizadas em velocidades semelhantes ao de transportes de avião.

De acordo com a Hyperloop, o trabalho vai buscar identificar os fluxos das principais movimentações de carga no país e avaliar custos para a implementação das linhas de operação. Ricardo Penzin, diretor para América Latina da HyperloopTT, afirmou que esse é o primeiro estudo do setor de cargas no Brasil com a tecnologia do Hyperloop.

Para ele, o transporte de contêineres nas cápsulas ultrarrápidas pode levar o mercado para o próximo nível, num escoamento de importação e exportação muito mais produtivo. 

O Hyperloop é um sistema em cápsulas e por levitação magnética. Ele prevê a instalação de painéis fotovoltaicos em grande parte do percurso para trabalhar num sistema totalmente elétrico, com zero emissões e sustentável.

Eduardo Guimarães de Assumpção, presidente do EGA Group, diz que a preocupação com a sustentabilidade foi o que motivou a decisão de investimento na empresa de tecnologia, de acordo com comunicado divulgado pelas empresas. 

Lei de ferrovias
A Hyperloop já apresentou seu primeiro estudo de viabilidade para uma rota de passageiros, a chamada rota do Sul do Brasil, que contou com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela prevê um percurso de Porto Alegre até Gramado, na Serra Gaúcha, feito em menos de 20 minutos. 

Em entrevista à Agência iNFRA, o diretor da empresa afirmou que a companhia pode se aproveitar do modelo de autorizações ferroviárias implementado pelo governo no ano passado para solicitar suas linhas para transporte.