Hyperloop anuncia primeiros estudos para linha de transporte de carga no Brasil

da Agência iNFRA

O transporte de cargas portuárias é a nova meta de estudos da HyperloopTT. Com investimento do EGA Group, empresas de logística portuária e com recintos alfandegados espalhado pelo Brasil, o conglomerado pretende analisar o transporte de cargas conteinerizadas em velocidades semelhantes ao de transportes de avião.

De acordo com a Hyperloop, o trabalho vai buscar identificar os fluxos das principais movimentações de carga no país e avaliar custos para a implementação das linhas de operação. Ricardo Penzin, diretor para América Latina da HyperloopTT, afirmou que esse é o primeiro estudo do setor de cargas no Brasil com a tecnologia do Hyperloop.

Para ele, o transporte de contêineres nas cápsulas ultrarrápidas pode levar o mercado para o próximo nível, num escoamento de importação e exportação muito mais produtivo. 

O Hyperloop é um sistema em cápsulas e por levitação magnética. Ele prevê a instalação de painéis fotovoltaicos em grande parte do percurso para trabalhar num sistema totalmente elétrico, com zero emissões e sustentável.

Eduardo Guimarães de Assumpção, presidente do EGA Group, diz que a preocupação com a sustentabilidade foi o que motivou a decisão de investimento na empresa de tecnologia, de acordo com comunicado divulgado pelas empresas. 

Lei de ferrovias
A Hyperloop já apresentou seu primeiro estudo de viabilidade para uma rota de passageiros, a chamada rota do Sul do Brasil, que contou com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela prevê um percurso de Porto Alegre até Gramado, na Serra Gaúcha, feito em menos de 20 minutos. 

Em entrevista à Agência iNFRA, o diretor da empresa afirmou que a companhia pode se aproveitar do modelo de autorizações ferroviárias implementado pelo governo no ano passado para solicitar suas linhas para transporte.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos