Receba Nosso Boletim Gratuito

Futuro do Porto do Rio em debate no iNFRALive nesta segunda-feira (20)


da Agência iNFRA

Nesta segunda-feira (20), o Porto do Rio de Janeiro completa 110 anos de atividades. Para celebrar a data — e pensar o futuro desse espaço —, o porto é o tema da próxima edição do iNFRALive, programa online produzido pela Agência iNFRA. A transmissão do encontro será ao vivo, a partir das 16h, no canal da agência no YouTube (neste link).

Autoridades, representantes de operadores e usuários do porto discutirão as ideias e os projetos que definirão os próximos anos da CDRJ (Companhia Docas do Rio de Janeiro).

Entre os assuntos a serem abordados, destacam-se os testes para navegação noturna pelo Canal de Cotunduba, a implantação do VTMIS (sistema de gerenciamento e informação do tráfego de embarcações) e o “ramp up” de navios de 336 metros de LOA (comprimento de fora a fora ou “horizontal” de uma embarcação), sem manobras especiais. O “ramp up” é o procedimento de transição de um porto para começar a receber navios maiores, de maneira progressiva.

Além desses destaques, outros temas estão previstos, como a implementação de um sistema de calado dinâmico, a avenida portuária (uma via exclusiva para caminhões, que é a principal obra de infraestrutura logística em andamento no estado do Rio) e a informatização do acesso ao porto, com os sistemas ISPS Code, de segurança, e um sistema informatizado de emissão de permissões.

Participantes
Está confirmada a participação do secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; o secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinho; o presidente do Conselho de Administração da CDRJ (Companhia Docas do Rio de Janeiro) e diretor de Navegação do Ministério da Infraestrutura, Dino Antunes; o diretor-presidente da CDRJ, almirante Francisco Laranjeira; o o diretor-presidente da Cdurp (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto), Cesar Barbiero; e o diretor de Relações Institucionais da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Márcio Fortes.

Também participam vários diretores da CDRJ. Entre eles, o de Relações com o Mercado e Planejamento (Jean Paulo Silva), o administrativo-financeiro (Hélio Szmajser) e o de Gestão Portuária (Shalom Gomes).

Entre os convidados externos, participarão o CEO da Triunfo Logística, Bruno Sá; o diretor-presidente da Logística Brasil, André de Seixas; o CEO dos terminais MultiRio e MultiCar, Luiz Henrique Carneiro; o CEO da ICTSI-Rio (International Container Terminal Services), Roberto Lopes; o diretor do Terminal de Trigo do RJ, Níveo Maluf; e o diretor de Operações da Pier Mauá, Américo Relvas da Rocha.

Os trabalhadores do porto serão representados pelo diretor presidente do Sindicato dos Estivadores do RJ, Ernani Florêncio Duarte; e pelo presidente do Sindicato dos Portuários do RJ, Sérgio Giannetto.

O evento é uma realização da Logística Brasil (Associação Brasileira dos Usuários dos Portos, de Transportes e da Logística) com a Agência iNFRA e tem o patrocínio da Triunfo Logística, da ICTSI Rio, MultiTerminais, Pier Mauá e Terminal de Trigo do Rio de Janeiro, operadores portuários do Porto do Rio.

Tags:

Notícias Relacionadas
Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos