Free flow na Rio-Santos começa em março com até 70% de desconto e cobrança por tag, PIX e WhatsApp

Free flow na Rio-Santos começa em março com até 70% de desconto e cobrança por tag, PIX e WhatsApp

19 de janeiro de 2023

Rodrigo Zuquim, da Agência iNFRA

Os primeiros pontos de cobrança de pedágio por meio do sistema free flow, no Brasil, devem ter início de operação a partir de março na rodovia Rio-Santos – BR-101, trecho de aproximadamente 200 km entre Ubatuba (SP) e Rio de Janeiro (RJ) administrado pela CCR RioSP.

O free flow prescinde das cabines e barreiras para cobrança, permitindo que os veículos sejam debitados sem a necessidade de parar ou reduzir a velocidade. A cobrança é feita por meio de pórticos instalados nas estradas e equipados com câmeras, sensores e antenas que farão a leitura por rádio frequência dos tags portados pelos veículos, viabilizando sua identificação.

Na Rio-Santos, caso o veículo não tenha um tag instalado, ele será identificado pela placa, e o pagamento do pedágio poderá ser feito por PIX, WhatsApp/Chatbot, ou ainda pelo app e pelo site da concessionária. Os portadores de tags, no entanto, terão desconto no pedágio, que vai variar conforme a frequência de uso, a partir de 5% (para todos) e podendo chegar a 70% (para veículos leves).

Já foram implantados os três pórticos que serão usados para o novo sistema, localizados no km 414, em Itaguaí; no km 447, em Mangaratiba; e no km 538, em Paraty, todos no Rio. O projeto é implementado pela Kapsch TrafficCom, empresa austríaca especializada em soluções para cobrança de pedágios e gestão de tráfego, e que, na América Latina, já atua em nove países, entre eles Chile e Equador.

O vice-presidente de Solution Consulting da Kapsch, Carlos Wiedmaier, explica que a nova tecnologia identifica as mesmas características dos pedágios convencionais, como eixos (tipo e número), rodagem dupla, dimensões do veículo e velocidade. No trecho da Rio-Santos, serão instalados oito sensores, que abrangerão toda a área por onde passar o veículo que será cobrado.