Free flow na Rio-Santos começa em março com até 70% de desconto e cobrança por tag, PIX e WhatsApp

Rodrigo Zuquim, da Agência iNFRA

Os primeiros pontos de cobrança de pedágio por meio do sistema free flow, no Brasil, devem ter início de operação a partir de março na rodovia Rio-Santos – BR-101, trecho de aproximadamente 200 km entre Ubatuba (SP) e Rio de Janeiro (RJ) administrado pela CCR RioSP.

O free flow prescinde das cabines e barreiras para cobrança, permitindo que os veículos sejam debitados sem a necessidade de parar ou reduzir a velocidade. A cobrança é feita por meio de pórticos instalados nas estradas e equipados com câmeras, sensores e antenas que farão a leitura por rádio frequência dos tags portados pelos veículos, viabilizando sua identificação.

Na Rio-Santos, caso o veículo não tenha um tag instalado, ele será identificado pela placa, e o pagamento do pedágio poderá ser feito por PIX, WhatsApp/Chatbot, ou ainda pelo app e pelo site da concessionária. Os portadores de tags, no entanto, terão desconto no pedágio, que vai variar conforme a frequência de uso, a partir de 5% (para todos) e podendo chegar a 70% (para veículos leves).

Já foram implantados os três pórticos que serão usados para o novo sistema, localizados no km 414, em Itaguaí; no km 447, em Mangaratiba; e no km 538, em Paraty, todos no Rio. O projeto é implementado pela Kapsch TrafficCom, empresa austríaca especializada em soluções para cobrança de pedágios e gestão de tráfego, e que, na América Latina, já atua em nove países, entre eles Chile e Equador.

O vice-presidente de Solution Consulting da Kapsch, Carlos Wiedmaier, explica que a nova tecnologia identifica as mesmas características dos pedágios convencionais, como eixos (tipo e número), rodagem dupla, dimensões do veículo e velocidade. No trecho da Rio-Santos, serão instalados oito sensores, que abrangerão toda a área por onde passar o veículo que será cobrado.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos