Estudos apontam soluções para transição energética na Amazônia

da Agência iNFRA

Em dois estudos relacionados à transição energética na Amazônia, o CPI/PUC-Rio identificou problemas e apontou para soluções que podem ser implementadas para atender a essa região, o que vai colaborar para reduzir as emissões na área. 

No trabalho “Rios de Diesel na Amazônia Legal: Por Que a Região com as Maiores Hidrelétricas do País Depende de Combustível Caro e Poluente?”, de Amanda Schutze, Luiz Bines e Juliano J. Assunção, os pesquisadores identificaram que os municípios com sistemas isolados apresentam piores resultados, em média, em diversos indicadores socioeconômicos, tanto comparados à média regional quanto às médias de seus respectivos estados, quando comparados aos municípios interconectados.

Entre as recomendações de políticas públicas indicadas no estudo, os pesquisadores propõem “criar condições favoráveis para que iniciativas renováveis de suprimento possam competir nos leilões para concessão do atendimento aos sistemas isolados, a partir da modificação das regras dos leilões”. O trabalho pode ser acessado neste link.

Já o trabalho “A Atuação do BNDES na Amazônia Legal”, de Rhayana Holz, Amanda Schutze e Juliano J. Assunção, avalia a política de financiamento do BNDES para a região, que privilegiou os grandes investimentos em produção de energia nos últimos anos. 

E indica que o banco, agora, tem “grande oportunidade em atuar no acesso a uma energia limpa e de qualidade para a população local, posicionando-se como um indutor da aceleração de investimentos relacionados à transição energética na Amazônia Legal”. O trabalho pode ser visto neste link.

Tags:

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos