Em mês de greve de caminhoneiros, Porto de Santos (SP) registra queda na movimentação

da Agência iNFRA

A movimentação de mercadorias no Porto de Santos (SP), o maior do país, registrou queda expressiva no mês de novembro, se comparada ao mesmo mês do ano anterior. No início de novembro, caminhoneiros autônomos que operam na região fizeram uma paralisação de uma semana. Os dados de movimentação de novembro estão neste link.

Dados divulgados na última quarta-feira (22) pela SPA (Autoridade Portuária de Santos) indicam que o movimento geral (embarques e desembarques) caiu 7,3%. Foram 11,2 milhões de toneladas movimentadas no mês em 2021 contra 12,1 milhões no mesmo período de 2020. Os embarques caíram 9,6%. Mais que os desembarques, que tiveram 2% de queda. O fluxo de navios no porto foi 4,7% menor.

A queda mais expressiva foi na movimentação de contêineres. Em unidades, houve uma queda de 12,9% no mês. Em 2020, foram 247,8 mil movimentações contra 215,8 mil em 2021, ou seja, mais de 30 mil contêineres a menos movimentados no mês em que houve a paralisação.

Em nota para a imprensa, a SPA afirmou que “o forte crescimento de contêineres ao longo do ano levou o Porto de Santos a bater o recorde anual de movimentação dessa tipologia de carga já em novembro, mesmo diante do recuo no mês”. 

Limite
Os 11 primeiros meses de 2021 tiveram 4,4 milhões de TEU (contêiner padrão de 20 pés), 3,5% superior ao recorde anual de 4,2 milhões de TEU registrados nos 12 meses de 2020 e 15,4% acima do mesmo período de 2020.

Outra informação divulgada é que a Autoridade Portuária projeta encerrar o ano com 4,8 milhões de TEU e a capacidade instalada do Porto é para 5,3 milhões de TEU.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos