Distribuidoras terão direito a reequilíbrio econômico dos contratos, afirma Pepitone

Leila Coimbra, da Agência iNFRA
O diretor-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), André Pepitone, disse à Agência iNFRA na última quarta-feira (27) que as empresas de distribuição de energia elétrica terão o direito ao reequilíbrio econômico dos contratos, conforme pleiteiam.

Para isso, precisarão comprovar três elementos, de acordo com os princípios regulatórios: 1) a imprevisibilidade do efeito sobre o contrato de concessão; 2) que o fato é alheio à vontade; e 3) que a crise provocou desequilíbrio econômico significativo.

“O equilíbrio é essencial, garantido na lei e no contrato de concessão. Só que para avançar precisa identificar a profundidade e duração da crise. Nesse desafio de enfrentar a pandemia, a agência optou primeiro pela segurança do consumidor e garantia do suprimento. Depois nas medidas para injetar liquidez, preservar os contratos, os consumidores e os processos tarifários. Agora, vai começar a tratar do equilíbrio econômico dos contratos”, disse Pepitone.

O diretor-geral disse que ainda é cedo para afirmar se será possível fazer todo o processo dentro das regras vigentes ou haverá necessidade de regras próprias. “Ontem [terça-feira, 26] a diretoria aprovou por unanimidade que as áreas técnicas já comecem a analisar os impactos econômicos.”

“A ANEEL já tem experiência em pedidos de reequilíbrio econômico: o pleito da CEB em 2018, que demonstrou desequilíbrio com despesas extraordinárias de compra de energia e liquidações na CCEE [Câmara de Comercialização de Energia Elétrica]. Também em 2015, quando 62 distribuidoras pediram exposição involuntária e aumento de encargos e energia de Itaipu, e foram aprovadas”, informou Pepitone.

As distribuidoras alegam o direito a RTE (Reajuste Tarifário Extraordinário) com a crise, caso o empréstimo de até R$ 16,1 bilhões não seja suficiente para fazer frente aos custos com a crise.

Em um primeiro momento, cogitou-se ter o direito ao empréstimo somente quem abrisse mão do direito de processos tarifários extraordinários para garantir o reequilíbrio econômico dos contratos, mas essa condição não foi imposta pela ANEEL.

Em reunião de diretoria nesta terça-feira a diretora Elisa Bastos, relatora da minuta de resolução sobre o empréstimo, disse que para avaliar o contorno econômico da crise será necessário abrir outra frente de trabalho. “É preciso uma avaliação mais apurada do que foi possível se alcançar até esse momento”, afirma em seu voto.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos