Receba Nosso Boletim Gratuito

Câmara pauta MP 950, do setor elétrico, com texto que desagrada ao Ministério de Minas e Energia


 da Agência iNFRA

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), incluiu na pauta de votações desta semana a Medida Provisória 950, que trata de medidas para o setor elétrico.

relatório da medida provisória, elaborado pelo deputado Léo Moraes (Podemos-RO), amplia a isenção da tarifa para a baixa renda e impede reajustes de tarifas e cortes do fornecimento até o fim do ano. Também está na pauta o requerimento de urgência para o PL 6.407/2013, a Lei do Gás, junto com outros 15 itens – sendo cinco MPs. Sessão extraordinária foi convocada para as 10 horas desta quarta-feira (29). Leia aqui pauta.
 
Não é do interesse do governo, porém, a aprovação do relatório da forma como foi apresentado. Dentro do MME (Ministério de Minas e Energia), trabalha-se com a hipótese de perda de validade da MP 950, no dia 5 de agosto.
 
Essa é a melhor das opções, na verdade, para o Poder Executivo: a Conta-Covid, operação de empréstimo às distribuidoras, estará concluída até o próximo dia 31, quando sai a primeira e principal tranche do dinheiro para as empresas, de R$ 11,8 bilhões. Tudo feito dentro do período de validade legal do texto. Não há necessidade de transformar a MP em lei após esse prazo, na visão da parte jurídica do MME, especialmente dentro das condições do relatório atual, que desagrada também as empresas de energia.
 
Acordo em construção
Ainda não havia sido construído um acordo em torno da aprovação do texto da MP 950 entre as lideranças na Câmara, apurou a Agência iNFRA. Alguns deputados se mostravam simpáticos aos benefícios estipulados no relatório de Moraes, mas alguns parlamentares se mostravam contrários ao parecer que pode beneficiar o consumidor de baixa renda, mas encarecer as tarifas para os outros consumidores de energia.
 
Senador Marcos Rogério
Na semana passada, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) antecipou a possibilidade de votação da medida provisória do setor elétrico pela Câmara, afirmando que havia ainda a possibilidade de o texto ser também apreciado pelo Senado nesta semana.  

“Talvez tenhamos na semana que vem a MP 950, mas ainda não há nada certo, não”, disse o senador à Agência iNFRA. “Pode ser que ela entre, desde que ela esteja acordada.”

Segundo Rogério, o Senado já teria definido que a pauta desta semana será dedicada à votação de MPs. “O que sabemos até o momento é que na quinta e na sexta as pautas serão medidas provisórias”, disse o senador na semana passada.

Tags:

Notícias Relacionadas
Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos