Brasil tem 51 cidades com potencial para viabilizar trens turísticos, segundo ANTF

da Agência iNFRA

Estudo feito pela ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) mostra que o Brasil tem 51 cidades com potencial para viabilizar trens turísticos no lugar dos ramais antieconômicos. Esses municípios apresentam maior fluxo turístico, seja na cidade interveniente ou na dominante, e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem.

Para analisar as malhas ferroviárias que têm capacidade para se tornar turísticas, foram usadas como referência cidades próximas aos trechos abandonados. O critério adotado foi a categorização dos municípios pelo Ministério do Turismo em A, B, C e D. Sendo A os municípios mais viáveis e D os menos viáveis. O resultado foi de 51 cidades na categoria A; 155 na categoria B; 424 na categoria C; e 1219 na categoria D.

Outro critério de classificação foi a qualidade de preservação do ramal desativado na cidade dominante, “já que a demanda por trem turístico é, via de regra, sazonal e relativamente pequena, podendo o efeito concorrencial ser deletério”, conforme o texto, que não revela quais cidades poderiam viabilizar os ramais hoje inutilizados.

Poder público
Existem hoje no Brasil 24 trens turísticos, dos quais 20 em operação, dois paralisados e dois em projeto. O estudo mostra que a implantação de novos projetos ferroviários para turismo dependem, via de regra, não só do empreendedorismo, como também do apoio do setor público, uma vez que o potencial das linhas mais óbvias e mais rentáveis já vem sendo explorado.

Tags:

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos