Brasil e EUA assinarão memorando para acesso de projetos de infraestrutura a fundo de US$ 60 bi

Dimmi Amora, da Agência iNFRA

Os governos do Brasil e dos EUA assinarão um MOU (Memorando de Entendimentos) para que projetos de infraestrutura aqui possam ter acesso a um fundo de US$ 60 bilhões de financiamento de longo prazo do governo americano.

Os detalhes estão em discussão para que o documento possa ser assinado durante a passagem do Secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, que está em visita ao país durante esta semana.

O dinheiro virá de um novo organismo que o governo americano criou no ano passado, a USDFC (United States Development Financial Corporation), que vai substituir a OPIC (Overseas Private Investment Corporation), o antigo organismo de fomento do governo americano criado na década de 1970.

A USDFC foi criada pelo presidente Donald Trump no ano passado e começa a operar este ano. A intenção declarada no site da OPIC é que, com o novo organismo, “os EUA terão mais flexibilidade para dar suporte a investimentos nos países em desenvolvimento para proporcionar crescimento econômico, estabilidade e qualidade de vida”.

O texto fala ainda em ajuda a países aliados, o que o Brasil se tornou desde a vitória do presidente Jair Bolsonaro, que tem feito uma aproximação grande com o governo do presidente americano Donald Trump. A iniciativa americana foi uma espécie de contraponto a outros órgãos internacionais de fomento suportados pela China.

Os detalhes do MOU ainda estão em fase final de elaboração e ele poderá envolver apoio a projetos de integração entre os países da América do Sul. Além das tratativas nas chancelarias dos dois países, a diretora da USDFC para as Américas, Cristie Pellecchia, está no Brasil para tratar do tema. Pelo governo brasileiro, o acordo está agora em fase final de análise pela Casa Civil e Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos.

Tags:

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos