BNDES e BID assinam cooperação técnica para análise e estruturação de projetos de água e saneamento

da Agência iNFRA

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) assinou um acordo de cooperação técnica junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para criação de ferramentas de avaliação prévia da viabilidade técnica e financeira de projetos de PPP (parceria público-privada) e de concessão de serviços de água e saneamento.

O banco interamericano destinou US$ 350 mil para desenvolvimento de ferramentas paramétricas para auxiliar na eficientização da estruturação de projetos voltados às regiões remotas e de menor viabilidade financeira, tais como favelas e áreas rurais. 

De acordo com comunicado do BNDES, com a ferramenta, é esperado um uso mais eficiente dos recursos empregados no processo. Além disso, equipes de consultores das duas instituições irão trabalhar em conjunto para a criação de outra ferramenta para cálculo dos custos operacionais e de investimentos de capital nas regiões, que serão incluídos nos modelos financeiros dos contratos.

A cooperação técnica pretende ainda apoiar o cumprimento da meta de universalização dos serviços de saneamento no país, cujo prazo é de que atinja 90% em cobertura de coleta de esgoto e 99% de cobertura de água tratada da população brasileira até 2033.

Tags:

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos