ANEEL fará reestruturação interna, com fusão de superintendências e extinção de cargos

Leila Coimbra, da Agência iNFRA

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) fará uma reformulação de sua estrutura organizacional, com a fusão de algumas de suas superintendências, e a extinção de cargos de chefia. As mudanças precisam ser aprovadas pelo colegiado da agência, formado por quatro diretores e o diretor-geral, e “devem ser explicadas e anunciadas em breve”, segundo uma fonte.
 
A SGT (Superintendência de Gestão Tarifária) e a SRM (Superintendência de Regulação Econômica e Estudos do Mercado) serão unidas e a nova estrutura será comandada por Camila Bomfim, que já foi diretora-geral substituta do órgão regulador.
 
Os atuais chefes da SGT e SRM, Davi Antunes Lima e Julio Rezende Ferraz, respectivamente, perderão os cargos.
 
No setor, alguns agentes criticaram a medida. “Não se devia juntar a área que calcula tarifa com a área que fórmula a regulação da tarifa”, disse uma fonte. Para um outro executivo, porém, “a questão de redução de custos e otimização de pessoas é positiva”.
 
A SFE (Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade) e a SFG (Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração) serão incorporadas, sob o comando de Giácomo Bassi, que já foi diretor substituto. O atual Secretário de Energia Elétrica do MME (Ministério de Minas e Energia), Gentil Nogueira de Sá, era o superintendente de Fiscalização de Geração.
 
Haverá o agrupamento da SCT (Superintendência de Concessões e Autorizações de Transmissão e Distribuição) à SCG (Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração). Ludimila Lima será a superintendente dessa nova estrutura.
 
Ivo Secchi Nazareno deixará a SCT para ocupar a SEL (Secretaria Executiva de Leilões) na vaga de André Patrus, que por sua vez fica sem cargo de chefia, assim como o superintendente da SCG, Carlos Eduardo Cabral, após a sua fusão com a SCT.
 
A SRD (Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição), hoje sob o comando de Carlos Mattar, anexará a SRT (Superintendência de Regulação dos Serviços de Transmissão), de Leonardo Queiroz. Mattar ficará no comando e a vaga de Queiroz será extinta.
 
Por fim, a SAF (Superintendência de Administração e Finanças) e a SLC (Superintendência de Licitações e Controle de Contratos), se tornarão uma só, sob chefia de Francisco Pereira, atual superintendente da SAF.

Tags:

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos