Abdib Experience 2021: Ministro da Infraestrutura afirma que retomada dos investimentos públicos virá “no médio prazo”

da Agência iNFRA

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que o Brasil caminha para a retomada dos investimentos públicos no país. Com a trajetória descendente da dívida pública e a relação dívida/PIB diminuindo, é possível, em um médio prazo, que se tenha espaço fiscal para retomar o investimento público, avaliou.

Tarcísio de Freitas participou do painel “Raio-X da Infraestrutura: Transporte e Logística”, no primeiro dia do Abdib Experience 2021. O ministro acredita que a retomada dos investimentos está intimamente ligada à desvinculação de receitas orçamentárias e que a discussão está se tornando inevitável dentro do Congresso Nacional.

Para o ministro, é preciso que o governo tenha mais liberdade para definir onde os recursos devem ser aplicados. Com isso, será possível executar políticas públicas de longo prazo.

“A realidade vai se impor e será necessário, em muito pouco tempo, rediscutir a desvinculação de receitas para que o Executivo possa fazer o direcionamento das políticas públicas. Da maneira como está, fica tudo muito engessado”, comentou. “O orçamento vai ter que voltar a ter sua importância e relevância como instrumento de planejamento, fazendo política pública e estruturante de longo prazo, evitando esse excesso de pulverização de recursos que temos hoje”, afirmou.

“Modelo verde”
O painel contou com a presença de representantes de companhias ligadas aos setores de transportes e logística. Todos concordaram que é necessário que o Brasil se torne um protagonista no chamado “modelo verde” de negócios.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Acciona, Jaime Juraszek, há um entendimento mundial para que empresas de infraestrutura cada vez mais adotem o modelo ESG. “Isso pode refletir um pouco na taxa, mas, a longo prazo, empresas que não tiverem essa visão não serão mais viáveis na obtenção de crédito”, comentou.

Para Décio Amaral, presidente da Ultracargo, que recentemente solicitou ao governo autorização para construir um ramal ferroviário no Porto de Santos, a logística brasileira e a facilitação do investimento pelo setor privado passam por uma revolução, o que deve se intensificar após a aprovação no Congresso Nacional de projetos de lei importantes para o setor, como o BR do Mar, ainda em tramitação, e o Novo Marco das Ferrovias, aprovado nesta quarta-feira (15).

“Falando de ESG, substituiremos milhares de caminhões por trens. Daremos competitividade aos produtos e aos nossos clientes, aumentando a área de abrangência com perfil pró-redução de emissões”, disse o executivo.

Já o diretor de novos negócios do Grupo CCR, Gustavo Lopes, enalteceu o pipeline de projetos para todos os modais de infraestrutura produzidos pelo governo. Segundo ele, todos os projetos são atrativos e trarão vultosos investimentos para o país. “Podemos dizer que o prato está cheio em todos os modais.”

O painel “Raio-X da Infraestrutura: Transporte e Logística” foi mediado pela jornalista Raquel Landim, da CNN Brasil.

Tags:

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos