Santa Magalhães será o primeiro aeroporto de pequeno porte a usar estação meteorológica automática

Quem imagina que a comunicação sobre as condições meteorológicas aos pilotos é toda feita por sistemas automáticos, está enganado. Em muitos aeroportos do país, especialmente os de pequeno porte, a comunicação é feita por pessoas.

O aeroporto Santa Magalhães, localizado no município de Serra Talhada, sertão de Pernambuco, deverá ser o primeiro aeroporto regional a utilizar estações meteorológicas de superfície automáticas.

As estações são equipamentos que fornecem dados como direção e velocidade dos ventos, visibilidade, chuva, nevoeiro, altura da base das nuvens, temperatura e pressão atmosférica.

Essas informações são cruciais para garantir segurança para o pouso e a decolagem dos aviões, ou para  o piloto decidir se deve ou não permanecer na rota em que está.

A instalação das estações está prevista no Programa de Aviação Regional. O objetivo é que sejam adquiridas 30 estações e implantadas torres de controle que vão atender a 50 aeroportos, segundo o secretário Nacional de Aviação Civil, Dário Lopes.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos