Presidente da CME diz que PL do risco hidrológico não será votado nesta semana

Lucas Santin, da Agência iNFRA

O presidente da CME (Comissão de Minas e Energia), deputado Silas Câmara (PRB-AM) disse, na segunda-feira (24), que o PL 10.985/2018 – que soluciona a dívida de R$ 7 bilhões do risco hidrológico – não será votado na reunião deliberativa desta terça-feira (25). “Não será votado essa semana”, disse Silas Câmara por mensagem.

O projeto estava na pauta publicada na última quarta-feira (19), mas foi retirado na tarde desta segunda-feira (24). Segundo o presidente da CME, a matéria só será discutida na semana que vem. Houve pedido de adiamento de discussão por duas sessões feito pelos deputados Édio Lopes (PL-RR) e Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) na reunião deliberativa da semana passada.

De acordo com a secretaria da comissão, a votação dependia do quórum das sessões plenárias até a data da sessão da CME. Isso ocorre porque o PL está em regime de urgência. A secretaria também explicou que é necessário ter pelo menos 51 deputados presentes na sessão para que seja contabilizada. Na última quarta-feira, mais de 300 deputados registraram presença no plenário. Falta ainda um dia com a quantidade mínima.

Relatório voltará ao Senado
O relatório lido pelo deputado Benes Leocádio (PRB-RN), na sessão da última terça-feira (18), retirou duas emendas do texto original: a que cria o Brasduto, fundo para a construção de gasodutos com recursos do pré-sal, e a que beneficiaria a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) na renovação de concessões de usinas hidrelétricas. Com isso, voltará ao Senado, de onde partiu, para ser apreciado novamente.

Urgência
A volta do PL ao Senado atrasa ainda mais a tramitação. A solução do risco hidrológico é pauta prioritária do MME (Ministério de Minas e Energia) e do setor elétrico. O acordo feito inicialmente pelo presidente da comissão e pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, era que o texto original fosse aprovado e, posteriormente, as emendas fossem retiradas na sanção presidencial.

Não foi o que ocorreu, pois houve um contato entre o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e o presidente da comissão. Na ocasião, o representante do governo disse que não era papel do executivo incluir ou retirar emendas de projetos de lei, mas dos parlamentares. O PL 10.985 está parado na Câmara desde o ano passado.

Retiradas de pauta na CME
O relatório lido pelo deputado Benes Leocádio foi o mesmo divulgado em abril. Antes da leitura, o PL foi retirado da pauta por três sessões consecutivas, contrariando o acordo firmado entre os integrantes da comissão, de que um mesmo projeto só poderia ser retirado duas vezes. Explicou-se, nessas semanas, que a situação era particular, pois se tratava de problemas de saúde do relator.

Na última vez que o projeto saiu da pauta da CME, o presidente Silas Câmara disse que o relator estava fazendo alterações para atualizar seu parecer. O prazo foi pedido porque as duas emendas (do Brasduto e da Cemig) seriam reinseridas no relatório, conforme acordado com o MME.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos