Ministro diz que apresentará novo modelo da área de gás em abril

Lucas Santin, da Agência iNFRA

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse na quarta-feira (27), em audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara, que apresentará o novo projeto do setor de gás natural em abril ao Congresso.

O ministro afirmou que trabalhará junto com os parlamentares no projeto chamado Novo Mercado de Gás. Antes, ele havia dito que finalizaria o novo modelo para a área de gás em junho.

“Até o mês de abril vamos apresentar o modelo que entendemos do Gás para Crescer, o Novo Mercado de Gás”, disse Albuquerque em resposta a questionamento do deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) sobre se ele concordava com o texto que já tramita na Câmara.

Também respondeu a questionamentos de parlamentares sobre a privatização da Eletrobras e sobre a interligação de Roraima ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

Para o ministro, a capitalização da Eletrobras é necessária para evitar que a empresa passe pela mesma situação da Corpoelec, a estatal de energia venezuelana responsável pela hidrelétrica de Guri.

Segundo Albuquerque, a Eletronorte nunca perdeu o diálogo com a empresa, que deixou de fornecer energia a Roraima desde o primeiro grande apagão registrado no país vizinho em 7 de março.

Durante a audiência, o ministro disse ainda que o ministério está estudando a possibilidade de transformar o PDE (Plano Decenal de Energia) em um plano de 15 anos, “para dar maior visibilidade ao setor”.

Leia também:  Associações saem satisfeitas de encontro com ministro de Minas e Energia

Informações deste texto foram publicadas antes pelo Serviço de Notícias da Agência iNFRA. Esse produto diário é exclusivo para assinantes.

Para ficar bem informado, sabendo antes as principais notícias do mercado de infraestrutura, peça para experimentar os serviços exclusivos para assinantes da Agência iNFRA, enviando uma mensagem para nossa equipe.