Investimento de R$ 1 bilhão pode prolongar em 20 anos a vida útil de Angra 1

Leila Coimbra, da Agência iNFRA

A Eletronuclear solicitou à CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) a extensão de vida útil de Angra 1, de 40 para 60 anos. O presidente da empresa, Leonam Guimarães, disse à Agência iNFRA que, com um programa de investimentos nos equipamentos, é possível aumentar a vida útil do reator da usina, agregando de forma econômica energia ao sistema por mais 20 anos.

“Considerando que a vida licenciada pela CNEN de 40 anos de Angra 1 se encerra em 2024, a Eletronuclear apresenta, com cinco anos de antecedência, seu requerimento de extensão para mais 20 anos, com base em programas que implicam em investimentos na usina da ordem de R$ 1 bilhão. Esse investimento representa um baixíssimo custo para os 640 MW ‘novos’ a partir de 2025”, explicou o presidente da Eletronuclear.

Hoje, as extensões de vida útil de reatores nucleares vêm ocorrendo no mundo todo. São possíveis graças ao avanço tecnológico, que permitiu que novos materiais e técnicas sustentassem a segurança das usinas por um tempo maior que o inicialmente projetado.

Os Estados Unidos prorrogaram a operação de mais de 70 usinas nucleares, nas quais a vida útil passou, na maioria dos casos, de 40 para 60 anos. Já existem estudos que podem estender a operação das usinas para até 80 anos. França e República Tcheca também aumentaram a vida útil de seus reatores.

As usinas nucleares brasileiras, seguindo o padrão dos Estados Unidos, foram licenciadas para operar por 40 anos. Também conforme o padrão norte-americano, o pedido de extensão de vida útil deve ser feito cinco anos antes do fim da licença de operação.

Leia também:  Governo irá aumentar a tarifa de Angra 3 e viabilizar término da usina sem aval do Congresso

Informações deste texto foram publicadas antes pelo Serviço de Notícias da Agência iNFRA. Esse produto diário é exclusivo para assinantes.

Para ficar bem informado, sabendo antes as principais notícias do mercado de infraestrutura, peça para experimentar os serviços exclusivos para assinantes da Agência iNFRA, enviando uma mensagem para nossa equipe.