Ferrovia Bioceânica ganha comitê executivo para estudo de pré-viabilidade

 

Dimmi Amora, da Agência iNFRA

Os governos do Brasil, da Bolívia, do Peru e do Paraguai vão instalar, provavelmente no próximo mês, o conselho superior e o comitê executivo para o desenvolvimento do projeto da Ferrovia Bioceânica, ligando o Brasil ao Peru pela Bolívia.

A decisão foi tomada em encontro realizado há duas semanas em Lima, capital peruana, com a presença de autoridades dos quatro países. A criação do comitê executivo é o passo mais efetivo para o desenvolvimento do projeto até agora.

Os representantes de cada país vão ter a responsabilidade de realizar estudos de pré-viabilidade nos trechos da ferrovia e portos que estão em seu território e, depois, vão integrar esses levantamentos para apontar a viabilidade do projeto completo, ligando o porto de Santos (SP) ao porto de Ilo, no Peru.

No Brasil, os integrantes do comitê executivo serão Noburo Ofugi, da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), e Francisco Luiz Baptista da Costa, da Valec. Já o conselho superior terá como representantes brasileiros o embaixador João Carlos Parkinson de Castro e o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Herbert Drummond.

Caberá ao conselho superior tomar as decisões sobre o projeto, sempre por consenso. O colegiado terá rotatividade anual na direção indicada pelos países.

Política
O Brasil entrou no projeto, que é de grande interesse da Bolívia, no ano passado. Os vizinhos tratam essa ferrovia como prioridade e queriam que já fosse declarada a viabilidade do projeto na reunião deste mês. Mas os outros países querem estudos mais detalhados, que podem demorar até dois anos, para seguirem adiante com o projeto.

Os bolivianos estão sendo assessorados pelo governo alemão para o desenvolvimento do projeto. A intenção é que, ainda este ano, seja iniciada uma das etapas, que é a ligação entre Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e Santos, no Brasil, com a cooperação dos alemães.

Os três países devem assinar protocolos para recuperação da linha existente, mas que está deteriorada, sem capacidade. No Brasil, o trecho faz parte da Malha Oeste, que está sob a responsabilidade da Rumo – também está envolvida no projeto.

Já o Paraguai entraria na iniciativa para ter um tramo ferroviário até uma região portuária em Carmelo Peralta, na fronteira com Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul. No Peru, o projeto ganhou força já que o novo presidente do país é da região de Ilo, localizada ao sul do território peruano, um porto ainda pequeno, mas com alto potencial devido a um calado natural profundo, estimado em mais de 15 metros de profundidade.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos