Canal verde brasil quer aumentar competitividade de produtos brasileiros

Jade Abreu, da Agência iNFRA

Para aumentar a competitividade de produtos brasileiros no mercado internacional, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) lançou rede inteligente de mapeamento logístico, o programa Canal Verde Brasil. A ideia é que o programa reduza custos operacionais no transporte.

O Canal tem um sistema de reconhecimento ótico de caracteres da placa de veículo, conhecido pela sigla inglesa OCR (Optical Character Recognition), que permite cruzar dados do fluxo de transporte com as informações da ANTT e de parceiros estratégicos, como a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal, secretarias estaduais da Fazenda e outros órgãos.

Com as informações levantadas, os dados podem ser usados para fins regulatórios, tributários, de segurança. Um dos objetivos também é a produção de conhecimento sobre os fluxos logísticos.

O gerente de Fiscalização da ANTT, João Paulo de Souza, afirma que o compartilhamento de dados vai reduzir o custo e o investimento do poder público na fiscalização da via.

“Esse controle reduz o custo decorrente da parada do transporte para a fiscalização e amplia a frequência de viagens, aumentando a rentabilidade dos investidores.”

Por precisar fazer a leitura das placas, a ANTT reforçou a importância da instalação do chip em veículos. Esse equipamento também pode ser usado para pagar pedágio em rodovias concedidas.

Atualmente, estão implantados 41 pontos com a tecnologia para a leitura do Canal Verde Brasil, que são responsáveis por captar e distribuir os dados. A expectativa é que até julho todos os 55 pontos espalhados no Brasil tenham os pontos de leitura.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos