B3 cria produto para medição de risco na comercialização de energia

Ludmylla Rocha, da Agência iNFRA

A B3 criou um produto específico para o setor de energia. Trata-se de uma plataforma na qual as empresas podem, voluntariamente, apresentar documentos relacionados a governança e saúde para que a Bolsa de Valores dê um nível e calcule seu limite de risco.

Os níveis vão de 1 a 3, sendo o último o melhor deles, conforme as informações enviadas. Quanto maior o indicador, mais dados esta empresa disponibilizou para a B3 a fim de que ela calcule o quanto essa empresa é capaz de cumprir com as suas obrigações financeiras caso um evento de stress aconteça no mercado e sinalize isso através de um selo.

Até o momento, 10 empresas participam da plataforma (leia a lista), que foi lançada em janeiro. Com ela, todos podem acessar o nível das cadastradas, mas só os participantes da plataforma podem verificar se determinado agente tem ou não a chancela de aderência de risco da B3. Os valores fornecidos por cada empresa não são compartilhados com as demais.

Segundo a superintendente de Novos Negócios da B3, Ana Beatriz Mattos, a dinâmica é mais rápida do que na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) no registro das negociações, porque a Bolsa de Valores solicita que essas sejam informadas no dia em que são feitas.

A economista pondera que a intenção do produto não é impedir que, em caso de não aderência, este operador participe das operações, mas sinalizar a quem está negociando com ele os riscos de fazê-lo.

“A única informação que a gente está dando é que, se de hoje para amanhã o preço sair de onde está para o teto, pode ser que esse agente não consiga cumprir como todos os contratos que ele tem em carteira. E aí você pode escolher se quer ter uma posição grande com ele ou uma posição pequena”, diz. “O objetivo é que o cliente faça a gestão de riscos e possa montar seu portfólio de forma mais segura e transparente”, conclui.

Tags:

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos