Auditoria Interna na Caixa Terá que Apurar Financiamento para VLT de Cuiabá

Bernardo Gonzaga, da Agência iNFRA

O TCU (Tribunal de Contas da União) determinou que a Caixa Econômica Federal realize auditoria para verificar a regularidade dos procedimentos de concessão de financiamentos ao governo do Mato Grosso relacionado à obra do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) de Cuiabá – Várzea Grande.

As obras encontram-se paralisadas desde dezembro de 2014, apesar de ter sido liberado cerca de R$ 1,06 bilhão para o consórcio contratado, equivalente a mais de 70% do valor previsto. Para financiar o empreendimento, o estado de Mato Grosso recorreu à Caixa, utilizando recursos do FGTS e do BNDES.

O processo TC 024.826/2017-0 é uma solicitação do Congresso Nacional para que o TCU fiscalize as obras do VLT, a fim de verificar a regularidade da aplicação dos recursos federais. A obra é uma concessão que era tocada pelos grupos CR Almeida, Santa Bárbara e Magna, na construção, e a espanhola CAF, no fornecimento de equipamentos.

A proposta de fiscalização foi motivada por informações da Polícia Federal sobre a formação de cartel e pagamento de propina a agentes públicos estaduais decorrente do contrato. Segundo dados da operação “Descarrilho”, é possível que tenha ocorrido fraude de licitação, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Entre as finalidades da investigação, está a identificação de quem são os responsáveis pela liberação do recurso dentro da Caixa. O relator do processo é o ministro José Múcio Monteiro.

Lote 5 FNS
O processo de auditoria que analisaria o lote 5 da FNS (Ferrovia Norte-Sul) foi retirado de pauta antes de ir a plenário. O lote é um dos que estavam sendo construídos pela Valec e que serão assumidos pelo concessionário que vencer a concorrência para assumir a ferrovia. Está previsto que ele seja analisado na sessão do plenário de quarta-feira (14).


Informações deste texto foram publicadas antes pelo Serviço de Notícias da Agência iNFRA. Esse produto diário é exclusivo para assinantes.

Para ficar bem informado, sabendo antes as principais notícias do mercado de infraestrutura, peça para experimentar os serviços exclusivos para assinantes da Agência iNFRA, enviando uma mensagem para nossa equipe.