ANTT libera caminhões na ponte Rio-Niterói por causa da Covid-19

Gabriel Tabatcheik, da Agência iNFRA

A diretoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) suspendeu temporariamente a proibição de tráfego de veículos de cargas na ponte Rio-Niterói e acessos na BR-101, no estado do Rio de Janeiro. Com isso, caminhões com qualquer quantidade de eixos estão liberados para trafegar, devendo, contudo, respeitar os mesmos limites legais de sempre sobre dimensões e peso dos veículos, assim como a respeito do transporte de produtos perigosos. A decisão foi tomada na reunião desta terça-feira (31), realizada por videoconferência.

Via de regra, caminhões só transitam pela ponte Rio-Niterói em horários controlados. Segundo a Resolução 2.294/2007, veículos de dois eixos não podem circular entre 4h e 10h. Para os maiores que isso, a proibição vai das 4h às 22h. A vedação vale para os dias de semana.

De acordo com o diretor relator Davi Barreto, a demanda se originou por um ofício da PRF (Polícia Rodoviária Federal). O documento relatava que, durante o tempo de espera dos horários, os caminhoneiros ficam sujeitos a saques, uma vez que os estabelecimentos lindeiros estão todos fechados por causa das restrições impostas pelo combate ao novo coronavírus.

A Ecoponte, concessionária que administra a estrutura, foi consultada e concordou com os termos. A suspensão da proibição vai até 30 de abril. A suspensão foi publicada no Diário Oficial por meio da Resolução 5.880. O caso foi incluído pelos diretores como item extra-pauta e o processo leva o número 50500.029896/2020-06.

Leia também:  Desinformação, falhas, política e correria ameaçam maior concessão de transportes do país

Informações deste texto foram publicadas antes pelo Serviço de Notícias da Agência iNFRA. Esse produto diário é exclusivo para assinantes.

Para ficar bem informado, sabendo antes as principais notícias do mercado de infraestrutura, peça para experimentar os serviços exclusivos para assinantes da Agência iNFRA, enviando uma mensagem para nossa equipe.