ANTAQ busca cooperação com associações para mapear custo de transporte internacional

 

Dimmi Amora, da Agência iNFRA

O diretor-geral da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Mário Povia, afirmou que a agência está buscando uma cooperação com associações representantes de usuários de transportes para mapear o custo real da importação e exportação de mercadorias por contêiner.

“Precisamos saber quanto, de fato, o usuários estão pagando”, afirmou o diretor em entrevista à Agência iNFRA.

Segundo Povia, por serem contratos com cláusulas que impõem sigilo, em muitos casos não se sabe, de fato, o custo real do transporte, sejam os montantes que os clientes pagam aos armadores, sejam os valores que os armadores desembolsam aos terminais portuários –tornando a fiscalização complicada.

De acordo com o diretor-geral, a aproximação com associações, como a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e CNA (Confederação Nacional da Agricultural), é necessária para que se possa entender os custos reais sem a necessidade de se ferir contratos.

Povia afirmou que ações que estão em andamento pelo governo, como o portal único do comércio exterior e a maior agilidade no desembaraço, têm ajudado a reduzir o custo portuário efetivo. Mas admitiu que esses valores ainda são muito elevados no Brasil e precisam ser reduzidos.

Para alguns casos, contudo, Povia afirmou que a agência vai se utilizar da repressão para coibir abusos. Um exemplo é o caso da cobrança aos usuários por excedente de tempo de armazenamento provocado por navios que não pararam nos terminais combinados. Segundo o diretor-geral, a cobrança deve ser endereçada ao armador nesses casos, mas ainda há casos de cobrança ilegal dos usuários.

“Nesses casos, nós vamos mexer é no bolso”, afirmou Povia.


Informações deste texto foram publicadas antes pelo Serviço de Notícias da Agência iNFRA. Esse produto diário é exclusivo para assinantes.

Para ficar bem informado, sabendo antes as principais notícias do mercado de infraestrutura, peça para experimentar os serviços exclusivos para assinantes da Agência iNFRA, enviando uma mensagem para nossa equipe.