Angra 3 vai desorganizar o mercado se for contratada como energia reserva, diz CCEE

Leila Coimbra, da Agência iNFRA, de São Paulo

A entrada em operação da usina nuclear de Angra 3, em 2026, desorganizará o mercado e o MRE (Mecanismo de Realocação de Energia) – que controla o despacho centralizado do setor elétrico brasileiro –, se sua energia for contratada como reserva. A afirmação é do presidente do conselho da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), Rui Altieri, no evento Brazil Windpower, na última quarta-feira (29).

Segundo Altieri, uma das alternativas para resolver o problema da energia de reserva seria a transferência desses contratos de maneira escalonada para as distribuidoras.

Eólicas sem MRE
No evento também foi debatida a possibilidade da inclusão da fonte eólica no MRE. Essa medida, no entanto, foi considerada ineficiente pela maior parte dos presentes.

Para o diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Luiz Barata, não há “razão para se criar um mecanismo como esse, seja para fonte eólica, solar, ou até térmicas”, já que o MRE foi criado para fazer o despacho das hidrelétricas, em um contexto em que a matriz era hidrotérmica.

Sandoval Feitosa, diretor da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), também disse não acreditar serem viáveis tais mecanismos para as eólicas.

O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Cyrino, defendeu que seja reduzida a atuação do MRE já existente, no novo modelo do setor elétrico, e não a criação de um novo mecanismo semelhante para outras fontes.

(A editora viajou a São Paulo a convite da ABEEólica.)

Leia também:  iNFRADebate: As ilegalidades na pretensão de encampação da Enel Goiás

Informações deste texto foram publicadas antes pelo Serviço de Notícias da Agência iNFRA. Esse produto diário é exclusivo para assinantes.

Para ficar bem informado, sabendo antes as principais notícias do mercado de infraestrutura, peça para experimentar os serviços exclusivos para assinantes da Agência iNFRA, enviando uma mensagem para nossa equipe.