Agronegócio Pede Fim do Limite de Movimentação de Soja na Ponta da Madeira (MA)

Cláudia Borges, da Agência iNFRA

Uma moção solicitando a anulação da cláusula que estabelece limites no volume de exportação de soja pelo terminal marítimo de Ponta da Madeira (MA), pertencente à Vale, será encaminhada à ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

A decisão foi aprovada por representantes da cadeia do agronegócio que compõem a CTLOG (Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio), em reunião realizada na semana passada.

A limitação no volume de exportação foi estabelecida pela Resolução 1.914/2010 da ANTAQ. A medida foi adotada para viabilizar a construção e consolidação do Tegram (Terminal de Grãos do Maranhão), no porto de Itaqui (MA), explicou o consultor da área de Logística e Infraestrutura da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) Luiz Antônio Fayet.

Segundo o consultor da CNA, a limitação passou a prejudicar o aumento das exportações pelo porto de Itaqui. Especialmente de cargas que circulam pelo corredor logístico que abrange o Sul do Maranhão, Sudoeste do Piauí, o eixo da BR-153 e o da Ferrovia Norte-Sul com Carajás.

“Nós temos hoje pelo menos de 2 a 3 milhões de toneladas de soja que estão impedidos de sair pelo porto. E, por outras rotas, o custo seria inviável. Se eu não tiver um custo logístico módico, os produtores terão prejuízos”, afirmou Fayet.

O presidente da CTLOG, Edeon Vaz Ferreira, afirmou que já foi dado tempo para o Tegram se consolidar. “A Câmara está preocupada com essa reserva de mercado para um determinado terminal. Por isso preparamos a moção solicitando a anulação da limitação ao terminal de Ponta da Madeira”, declarou. Fayet afirmou que as entidades esperam que tudo seja resolvido administrativamente pela ANTAQ.


Informações deste texto foram publicadas antes pelo Serviço de Notícias da Agência iNFRA. Esse produto diário é exclusivo para assinantes.

Para ficar bem informado, sabendo antes as principais notícias do mercado de infraestrutura, peça para experimentar os serviços exclusivos para assinantes da Agência iNFRA, enviando uma mensagem para nossa equipe.